domingo, 27 de agosto de 2017

Apresentação do modelo

Numa partida de futebol, vence quem fizer mais gols, o que significa que quem estiver interessado em prever o vencedor de uma partida deve se preocupar com o número de gols feitos por ambas as equipes. Paralelamente, prever resultados de partidas de futebol esbarra em vários problemas, com o principal deles sendo a enorme quantidade de fatores que afetam o que ocorre nos jogos.O número de gols feitos por um time numa partida pode, por exemplo, depender de: se estava jogando em casa ou não, contusões de jogadores importantes, sua qualidade, qualidade do adversário, etc.
Dessa forma, ao tentar explicá-los por meio de um modelo, escolhe-se que fatores considerar, e de que maneira. Não é surpreendente que haja, então, tantos modelos diferentes com o mesmo objetivo: prevê-los. Em nosso modelo, escolhemos definir que a quantidade de gols marcados por uma equipe num jogo depende de seu ataque, da defesa de seu adversário, de seu mando de campo (caso seja o mandante) e de particularidades de sua liga. Assim, trabalhamos com a ideia de que cada plantel tem suas forças inerentes, e que elas são diferentes entre si, ou seja, que jogar em casa afeta de modos diferentes os desempenhos de Flamengo e Grêmio, por exemplo.
Portanto, qualquer previsão que façamos depende de como estimamos as diferentes aptidões dentro de um campeonato, além dos efeitos que a própria liga tem sobre o futebol jogado nela. As estimativas são geradas a partir das seguintes informações: número de gols feitos por uma equipe, quem era seu adversário e quem era o mandante da partida.
Por meio dessas estimativas, fazemos previsões para cada um dos jogos ainda não realizados, através de simulações. A partir das previsões para múltiplos jogos pode-se, então, fazer previsões para o desempenho do time ao final da competição, e essas aparecerão como afirmações sobre a probabilidade de um time ser campeão, ser rebaixado, ou disputar uma competição internacional.

Um comentário: